A busca pelo propósito segue um tema atual

Se você não sabe, em 2019 escrevi e publiquei meu primeiro livro, Reféns do Propósito. Nele fiz uma importante reflexão sobre a necessidade ou não de buscarmos o nosso propósito. Você pode reservar o seu nesse link.

Sentia que era um momento importante de falar sobre isso, já que o tema estava em alta. Estou me referindo a 2018/2019, época em que o tempo todo via conteúdos e anúncios sobre o assunto.

Passam dois anos. Escrevo esse texto em dezembro de 2021. Fico surpreso de certa forma, ao mesmo tempo que já esperava. Grandes influenciadores de áreas variadas seguem postando conteúdos explicando a importância do propósito, de que somente assim a vida pode prosperar e é possível atingir a sonhada felicidade.

Quem quer empreender, não pode começar sem antes ter um propósito definido. Quem quer mudar de área, não pode antes de definir em uma frase de impacto qual o seu propósito. Isso não sou eu que estou dizendo e sim especialistas, referências em áreas variadas que seguem falando do assunto.

O propósito, essa palavra tão desgastante e cansativa, segue em alta como se de fato nada mais importasse. Já escrevi o quanto essa busca desenfreada parece estar perdendo todo o sentido.

Rende tanto esse tema que escrevi um livro e acredito que o conteúdo dele é apenas o começo de toda essa conversa, já que muitas áreas precisam de mais reflexão. E o que vemos na internet e nas redes sociais só reforça isso ainda mais.

Escrevo esse texto para mais uma vez reforçar a necessidade de refletir sobre esse assunto. E para que você que me acompanha ou que está lendo esse texto não fique se sentindo a pior pessoa do mundo por não saber o seu propósito. Eu não sei o meu, não tenho interesse em descobrir e estou muito bem com isso. Esse talvez seja o caminho inicial para parar de sofrer.


Você não vai descobrir seu propósito em uma pesquisa na internet

A internet é maravilhosa. Pessoas também. Mas a internet, assim como as pessoas, sabe ser cruel em alguns momentos. Eu não consigo nem acreditar que ainda existem pesquisas e textos com passo a passo, que dizem que basta responder as perguntas ou seguir o passo a passo que você vai saber a resposta e tudo será resolvido.

Sinto muito te decepcionar, mas nada na vida é dessa forma. Entenda que não há nenhum, mas nenhum problema mesmo, em você não saber o seu propósito e não ir em busca dessa resposta loucamente. Você pode entrar em um ciclo sem fim caso decida buscar essa resposta, onde vai investir altos valores financeiramente falando e não vai ter o retorno esperado.

Como eu sempre falo em meus textos, em conversas com amigos e pessoas queridas e para qualquer pessoa que me pergunta nas redes sociais, o melhor a fazer se você está com isso em mente é sempre dar o primeiro passo, mas não focar no tal do propósito.


Como assim?


Se você se sente perdido, inseguro, insatisfeito com seu trabalho, sua vida pessoal ou alguma área específica, é fato que ficar parado não vai resolver em nada a situação. Por isso o primeiro passo é importante. Mas sem desespero, sem dicas prontas e mirabolantes nem nada do tipo.

Comece a refletir mais sobre o que te incomoda, pense em fazer algo diferente, no que poderia ser feito de outra forma e se coloque em ação, dê esse primeiro passo. Aos poucos você e mais ninguém vai sentir se está no caminho certo, se está feliz ou não com as mudanças e o quanto determinada atitude pode ou não te auxiliar.

Não precisa se inscrever em um curso de R$5 mil para ficar ainda mais confuso. Comece você mesmo, devagar e dentro do seu tempo, a dar pequenos passos e veja como se sente em relação a eles.

Esse assunto permanece necessário e voltarei ainda mais vezes para falar sobre o tema. Te convido a saber mais sobre meu livro e garantir seu exemplar para refletir ainda mais junto comigo. Você pode garantir a versão impressa autografada entregue em sua casa clicando aqui ou o e-book na Amazon clicando aqui.

Obrigado por estar aqui e espero que com esse texto você consiga se sentir mais tranquilo em relação a esse assunto.



Se você gosta dos meus textos e do conteúdo aqui do blog, considere me apoiar. Criei uma campanha no Catarse que tem mais informações. A partir de R$5 você já consegue fazer seu apoio.
Aqui o link com todas as informações: catarse.me/dieversoncolombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá. Meu nome é Dieverson Colombo, tenho 32 anos e definitivamente não consigo me apresentar em poucas palavras. Mas para você não ficar mais confuso, posso te dizer que me formei em jornalismo, já fiz muita coisa para conseguir pagar as contas, sou escritor e publiquei meu primeiro livro em 2019. Também gosto muito de ouvir e produzir podcasts e por isso você vai encontrar conteúdos nesse formato por aqui.

ENCONTRE SEUS INTERESSES:

Fale comigo