Aqueles dias que nada parece dar certo

Tem dias em nossas vidas que nada parece dar certo. Você tinha planos, queria resolver questões importantes, sair com alguém para conversar, limpar sua casa e descansar. Parece mais um dia do cotidiano. E basta o sol nascer (ou não) que aos poucos começa a perceber que nada sai como o esperado.

Depois de limpar a casa, uma louça sem querer cai no chão e quebra, sujando tudo que você acabou de limpar. Você convida aquele amigo ou amiga e não tem sequer um retorno, seja ele positivo ou não. Ou até mesmo aquela pessoa ia te encontrar e desiste de última hora.

É hora de tentar se conformar que talvez vá passar o dia sozinho. De repente você recebe uma notícia muito triste que acaba com a sua energia. Mas ainda precisa limpar a sujeira de tudo do que quebrou, fazer a limpeza e, se possível, preparar as comidas para a semana intensa de trabalho. O que poderia ser um domingo tranquilo em minutos se torna um dia estressante, triste e mega cansativo.

A situação acima é só um exemplo. Claro que pode acontecer, mas para cada pessoa vai ser diferente. Tem dias que nada dá certo, que parecem que nunca terminam e as coisas vão ficando mais difíceis ao longo do dia. Isso é comum, já aconteceu muito comigo e sei que deve ter acontecido com você várias vezes.

Nesses dias, a recomendação é sempre fazer só o que for realmente necessário, se possível dar um tempo ao que estava fazendo e deixar para depois, tentar relaxar um pouco ou qualquer outra dica mais geral que encontramos em pesquisas pela internet.


Não temos controle sobre assuntos externos


Esse é um ponto muito importante que esquecemos na maioria das vezes. Não temos como controlar tudo. Se chover, se alguma pessoa mudar de ideia, cancelar um compromisso. A pandemia mostrou recentemente que de fato não conseguimos controlar questões externas.

O que conseguimos controlar é como será nosso sentimento diante dessas situações. Isso está em nossas mãos. Se a ideia era pegar uma praia ou ir fazer uma trilha e ao acordar você percebe que esqueceu de conferir a previsão do tempo e está chovendo, obviamente não tem como fazer a chuva parar. Mas sim controlar seu sentimento. O passeio vai precisar ser cancelado, remarcado para outro dia ou sofrerá ajustes para que seja possível ir no dia planejado.

Independente disso, podemos ficar muito nervosos, tristes e impacientes com o mundo. Reclamar sem parar de tudo que está acontecendo e achar que o problema é que não passamos por uma boa fase.

Mas também podemos pensar que acontece, que nem sempre a vida será da forma que esperamos, que vamos ter que remarcar esse passeio que não pode ser feito na chuva. E mudar o planejamento do dia, por mais que não seja o esperado.

E sim, isso não é nada fácil. Mas nada fácil mesmo. Sofro sempre que situações como essa acontecem, que enfrento dias ruins que não parecem terminar nunca. Ainda passo muito por isso e esse foi o motivo que me fez pesquisar mais e escrever esse texto.

Mas como conversei com um amigo e ele disse muito bem, são processos que precisamos passar. E quanto mais passarmos por isso, mais fácil vai ficando com o passar do tempo, mais vamos entendendo sobre nosso comportamento. Vamos refletindo sobre isso e percebendo, aos poucos, que vamos ter dias bons e ruins e aprendendo a lidar melhor com esses dias que não são como esperamos.

Como disse Harvey Dent em Batman – O Cavaleiro das Trevas: a noite é mais escura pouco antes do amanhecer.

Às vezes, para conseguirmos ter uma vida mais tranquila com nós mesmos, vamos precisar passar por momentos difíceis. Sempre teremos um aprendizado e vão ser momentos importantes para o nosso crescimento pessoal.

O que meu amigo disse, juntamente com o trecho do filme do Batman, faz muito sentido. E sim, sei que parecem frases mega clichês e sem nada que seja tão inovador. Concordo com isso.

Mas o que proponho com meu texto e todo meu trabalho com a escrita é a reflexão. Você precisa refletir sobre isso por alguns minutos ou o tempo que achar necessário antes de tirar uma conclusão. Com o passar do tempo, por mais que seja clichê e até simplista, isso vai fazer mais sentido.


Você pode pensar que nada é por acaso



Há alguns dias conversei com duas pessoas muito queridas. E com as duas falei sobre um assunto em comum: de que nada é por acaso.

Confesso que não acredito muito nessa teoria. Já aceito melhor do que no passado, mas não consigo aceitar que realmente nada é por acaso, que só passamos por situações em nossa vida porque elas precisavam de fato acontecer.

Mas depois de tantas coisas que acontecem, por acaso ou não, e depois dessas conversas que tive recentemente, começo a pensar se de fato isso não faz sentido. Pelo menos em alguns aspectos.

Retomando o assunto do texto, de que temos dias que nada parece dar certo, são mais tristes e difíceis, pensando por esse lado é claro que de certa forma passar por momentos mais complicados vai ajudar no nosso fortalecimento pessoal.

Ao receber uma notícia ruim, independente do assunto, precisamos de um tempo para refletir sobre isso. Ao passar por uma situação difícil da mesma forma. São respostas emocionais mais do que esperadas quando passamos por essas situações.

E que sabemos que esse momento de reflexão, por mais dolorido que seja, será importante para as decisões e os próximos passos que devemos tomar. Assim como vai auxiliar para que no futuro, com essas experiências que vivemos, saibamos lidar melhor e com menos sofrimento diante de cada situação.

Então precisamos passar por alguns desses momentos, eles são necessários. Mas não sei se realmente precisavam acontecer ou se foi obra do acaso, algo que faz parte da vida.

Uma reflexão interessante, mas que dentro do tema que estamos conversando é muito importante e necessária.


O que de fato fazer



Essa é uma excelente pergunta, mas sem uma resposta tão simples e direta. Infelizmente em assuntos como esse a complexidade é tão grande que fica difícil ter uma resposta, até porque vai depender de cada pessoa.

Pesquisando sobre o assunto você vai encontrar respostas generalistas, como ler um livro, assistir um filme, limpar sua casa, ir caminhar, descansar, sair com amigos ou qualquer outra atividade que faça com que o foco não seja o que você está sentindo. Isso até pode ajudar, claro. Mas talvez você concorde que tem dias que nada disso funciona.

Aquela torcida para que o tempo passe logo e chegue o dia seguinte parece ser a única solução. Além de tentativas rápidas de eliminar a tristeza, ou pelo menos disfarçar. Comer muito, se entupir de doces ou até o álcool são opções utilizadas nesses momentos.

A ideia aqui não é finalizar o assunto e sim iniciar uma conversa. Como você lida quando essas questões? Como gostaria de lidar? Vamos seguir conversando sobre mais esse assunto tão importante.




Se você gosta dos meus textos e do conteúdo aqui do blog, considere me apoiar. Criei uma campanha no Catarse que tem mais informações. A partir de R$5 você já consegue fazer seu apoio.
Aqui o link com todas as informações: catarse.me/dieversoncolombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá. Meu nome é Dieverson Colombo, tenho 32 anos e definitivamente não consigo me apresentar em poucas palavras. Mas para você não ficar mais confuso, posso te dizer que me formei em jornalismo, já fiz muita coisa para conseguir pagar as contas, sou escritor e publiquei meu primeiro livro em 2019. Também gosto muito de ouvir e produzir podcasts e por isso você vai encontrar conteúdos nesse formato por aqui.

ENCONTRE SEUS INTERESSES:

Fale comigo