O grande número de pesquisas sobre ganhar dinheiro na internet

Todos os meses um número significativo de pessoas pesquisa sobre ganhar dinheiro na internet. Em agosto desse ano, por exemplo, foram 1651 pesquisas só com esse termo, sem contar as relacionadas. O que mostra que o home office veio para ficar? Sim, mas também não pode significar apenas isso.

Com todo meu envolvimento nesse assunto desde que lancei meu projeto no final de 2014, vi algumas mudanças em relação ao tema, assim como a popularização extrema, já que não era tão comum assim.


Buscamos sempre uma saída fácil

Não é de hoje que uma saída mais rápida ou inicialmente mais fácil chame a atenção de qualquer pessoa. O famoso golpe do bilhete, as conhecidas pirâmides e a ideia de jogar sempre na mega-sena ou na loteria são alguns exemplos.

Trabalhar, cuidar do dinheiro, pagar as contas, ter uma vida feliz na medida do possível e seguir adiante não parece ser muito atrativo. E para qualquer pessoa, em algum momento da vida, realmente não é mesmo.
E são nesses momentos que estamos mais vulneráveis que essas alternativas parecem ainda mais interessantes.

Voltando ao assunto de ganhar dinheiro pela internet, o que chama a atenção é justamente o termo da pesquisa. Ganhar dinheiro pela internet é possível de muitas, mas muitas formas. Ser escritor, redator, designer, editor de vídeos, vendedor, assistente, gestor de uma empresa, contador, professor, arquiteto, personal trainer, fisioterapeuta. A lista é enorme.

Algumas profissões de fato não entram nessa lista. Ainda não é possível dirigir remotamente ou um médico fazer uma cirurgia de um quarto de sua casa. Pedreiros não podem construir casas no formato home office. Restaurantes não conseguem ainda oferecer refeições nesse formato.

Tirando essas profissões que o senso comum já sabe que precisam ser feitas de modo presencial, todo o resto pode ser feito remotamente, com o auxílio da internet. Inclusive algumas áreas dessas outras profissões também já podem ser executadas remotamente. E com a pandemia todo esse processo foi acelerado.

O que chama a atenção é que essas pesquisas de modo geral não se referem a isso. O motivo dessas pesquisas é o desespero por uma saída fácil e rápida. Entendo totalmente a questão da pandemia e o quanto isso afetou o mundo inteiro. Mas isso não é recente.

No último ano, por exemplo, o termo “ganhar dinheiro na internet testando produtos” teve aumento de 300%. Já o termo “como ganhar dinheiro rápido no kwai” teve aumento de buscas de 650% e “formas de ganhar dinheiro rápido” mais de 200%.


Dinheiro rápido e fácil: me diga onde encontro


De forma consciente todos nós sabemos que sem um mínimo de esforço e dedicação uma mala de dinheiro não vai bater na nossa porta e dizer que quer ficar com a gente.

Não estou falando que para ganhar dinheiro precisa ser mega sofrido, a pior coisa do mundo e que só pessoas que se esgotam no trabalho vão ter condições financeiras. Isso é assunto para outro texto inclusive.

Mas parece que basta baixar um aplicativo, usar, indicar para as pessoas e você estará rico. Essa é a premissa do Kwai, que investe pesado em propaganda dizendo justamente isso. Existem sites que você pode responder pesquisas e trocar por presentes ou até dinheiro. Mas para chegar a esse ponto você precisará ter respondido um número enorme de pesquisas e essas mesmas pesquisas não estão sempre disponíveis.

Talvez você responda uma por mês e depois de dois anos consiga trocar todo seu tempo respondendo pesquisas por um copo de plástico. Mas na hora de fazer seu cadastro no site de pesquisas, claro, isso não é informado e você não fica sabendo da demora. Na maior parte das vezes nem mesmo dos prêmios que são oferecidos.

Então depois de muito pesquisar sobre formas de ganhar dinheiro rápido e sem muito esforço na internet, é possível que ao final do dia ou você tenha perdido o dia todo e pensado que para ter retorno financeiro é preciso trabalhar, nem que seja um pouco, ou você caiu na conversa de um coach ou especialista em ganhar dinheiro rápido na internet que explicou como ele conseguiu.

E isso sempre de forma rápida, em um tempo quase recorde, sempre usado na divulgação. “Como mudei de vida em 30 dias”, “como construir uma fonte de renda vitalícia em 60 dias”.

E você, cansado de pesquisar opções e mais opções e triste com sua atual vida financeira, acaba comprando um curso dessa pessoa ou mesmo começa a acompanhar o que esse ser iluminado tem a te dizer. E com o passar do tempo pode acabar se tornando seu aluno.


Porque buscamos tanto esses caminhos?

A internet é incrível. Mas também é incrível o quanto pode ser tóxica e nos fazer mal. Fui pesquisar sobre essa pergunta para encontrar estudiosos sobre o tema, pessoas que querem entender porque isso acontece. E não encontrei.

O algoritmo do Google deve entender que eu estou buscando na verdade um caminho fácil. E o que me sugere é tudo dentro disso. Textos sobre felicidade, autoconhecimento e sobre trabalhar na internet foram as opções que apareceram. O máximo que encontrei e você também encontrará se fizer essa pesquisa são conteúdos explicando porque o caminho mais difícil é melhor e mais recompensador. Assim como nesse texto do portal Administradores.

Ninguém quer entender porque buscamos esses caminhos. Mas no fundo todos nós queremos de uma forma ou outra uma saída mais fácil. Fazer terapia mais uma vez é uma ótima decisão. Para a vida toda e também nesse assunto pode te ajudar muito.


Não existe dinheiro fácil

Eu ainda tenho crenças sobre dinheiro e sei disso. Mas não é por esse motivo que escrevi que não existe dinheiro fácil. Existe uma lógica nessa frase. Não ache que uma grande possibilidade vai estar disponível na internet ou em qualquer outro lugar, você vai dar alguns cliques e ficará rico. É o que todos procuram: uma saída fácil. Mas que justamente não existe e não vai existir.

Mesmo o trabalho online, muitas vezes sofrendo preconceito, só é feito com muita dedicação e esforço. É um trabalho normal como qualquer outro, com a diferença de ser focado no online. É claro que em momentos que estamos emocionalmente mais vulneráveis e tristes acabamos ouvindo algumas dessas propostas e podemos realmente acreditar um pouco, querer saber mais dessa forma de mudar de vida.

Esse é o momento de você avaliar com calma antes de dar um próximo passo e ver se faz algum sentido. E também de refletir se é um trabalho, uma oportunidade realmente interessante ou se você está vulnerável demais, em um momento muito triste e nem está conseguindo pensar direito o que deve fazer. Respire fundo e pense alguns dias sobre o tema para depois tomar uma decisão. Isso vai ser o suficiente para você ver que na verdade a proposta não fazia tanto sentido.

E comece a internalizar a ideia de que todo trabalho exige um esforço, uma dedicação. Quando é oferecido dinheiro sem isso em troca, é no mínimo estranho.



Se você gosta dos meus textos e do conteúdo aqui do blog, considere me apoiar. Criei uma campanha no Catarse que tem mais informações. A partir de R$5 você já consegue fazer seu apoio.
Aqui o link com todas as informações: catarse.me/dieversoncolombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá. Meu nome é Dieverson Colombo, tenho 32 anos e definitivamente não consigo me apresentar em poucas palavras. Mas para você não ficar mais confuso, posso te dizer que me formei em jornalismo, já fiz muita coisa para conseguir pagar as contas, sou escritor e publiquei meu primeiro livro em 2019. Também gosto muito de ouvir e produzir podcasts e por isso você vai encontrar conteúdos nesse formato por aqui.

ENCONTRE SEUS INTERESSES:

Fale comigo