Morar perto do Centro não é mais necessário

Especialmente se você mora em uma cidade pequena, onde tudo que precisa está no Centro, vai se identificar mais com esse texto. De qualquer forma, não deixa de ser uma boa reflexão.

No início desse ano (2021) me mudei para um apartamento perto do Centro. Moro em Farroupilha, cidade do interior do Rio Grande do Sul, e o apartamento que estou fica a três ou quatro quadras da região central. Bem prático e perto para ir a qualquer lugar que for necessário.

Percebo no grupo do condomínio que há muito interesse em mais pessoas virem morar aqui nos apartamentos que ainda estão vazios. Praticamente todos os dias alguém pede se tem algum para alugar ou vender. A localização é boa mesmo e não estou reclamando.

Mas fiquei pensando muito sobre isso e percebo que morar perto do Centro das cidades atualmente é cada vez menos necessário. Eu trabalho em casa há quase sete anos e confirmo isso.

É claro que se você trabalha presencialmente ainda, morar muito longe do local de trabalho não é interessante e confortável. Agora, se você também está trabalhando em casa ou tem essa possibilidade, morar no Centro é totalmente dispensável para a sua vida.

Hoje praticamente tudo que eu e minha namorada compramos de comida é de um mercado que entrega em casa. E entrega sem custo. Farmácias disputam de forma pesada a sua preferência e também entregam em casa. E, dependendo do valor, também sem custo.

Bancos então nem se fala. Mesmo se você ainda tem conta em um dos bancos gigantes, a necessidade de ir até uma agência é inexistente. Tudo se resolve pela internet. Roupas e produtos que você costuma comprar, podem ser adquiridos de forma mais rápida, e muito mais barata, também pela internet.

Então qual a real necessidade de morar perto do Centro? Para pessoas que não tem facilidade com a internet, que precisam ir pessoalmente ao banco ou até a lotérica pagar suas contas pode fazer mais sentido. Mas para quem tem facilidades com tecnologias, sabe usar o aplicativo do banco pelo celular e tem até preguiça de ir ao Centro, não há necessidade mesmo.

Pode morar em um bairro afastado, que vai ser muito mais barato, terá menos barulho e a vida vai parecer ainda mais interiorana, o que muitas pessoas procuram hoje em dia.


Bairros perto do Centro são melhores


Esse é um argumento sempre lembrado quando se fala sobre esse assunto. Os bairros perto do Centro costumam ser melhores, ter mais qualidade de vida, aparentam ser mais seguros e todas essas questões. Isso pode até fazer sentido em alguns casos, mas sempre vai depender especificamente de cada cidade e cada caso. Então é difícil ter certeza.

Mas pare e reflita se sua decisão de morar perto do Centro é por ser mais prática, por achar que tem mais qualidade de vida ou qualquer outro motivo. Às vezes morar mais afastado pode fazer muito mais sentido e ser mais em conta para a sua vida. E quanto mais afastado, a tendência também é que seja mais calmo.

Já morei no Centro de Caxias do Sul, em uma das principais ruas, e o pó e o barulho eram constantes, o tempo todo. Isso faz uma diferença enorme para o dia a dia.

Você não precisa morar perto do Centro. Essa não é mais uma necessidade. Me diga o que acha disso e vamos continuar essa conversa.



Se você gosta dos meus textos e do conteúdo aqui do blog, considere me apoiar. Criei uma campanha no Catarse que tem mais informações. A partir de R$5 você já consegue fazer seu apoio.
Aqui o link com todas as informações: catarse.me/dieversoncolombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá. Meu nome é Dieverson Colombo, tenho 32 anos e definitivamente não consigo me apresentar em poucas palavras. Mas para você não ficar mais confuso, posso te dizer que me formei em jornalismo, já fiz muita coisa para conseguir pagar as contas, sou escritor e publiquei meu primeiro livro em 2019. Também gosto muito de ouvir e produzir podcasts e por isso você vai encontrar conteúdos nesse formato por aqui.

ENCONTRE SEUS INTERESSES:

Fale comigo