Sem nenhum tipo de pesquisa é possível saber que 10 em cada 10 pessoas já tiveram esse tipo de pensamento. Em algum momento da vida se sentiram perdidas, sem saber qual caminho seguir ou se o caminho que estão seguindo está certo, dentro do que tinham planejado.
Por mais dolorido que isso possa ser, e de fato é mesmo, de forma bem resumida essa é a vida. Com seus altos e baixos, momentos de grandes e pequenas expectativas e situações que nos fazem pensar o que estamos de fato fazendo por aqui.
Não acredito no propósito divino e nem no propósito criado pelo mercado para te influenciar a comprar cursos. Tenho inclusive um livro sobre o assunto: Reféns do Propósito. Clicando aqui você pode saber mais.
Só que vejo que quando isso acontece, as pessoas costumam cometer um grande erro, que é o de ficarem totalmente paradas. “Já que não sei o que fazer, vou ficar sem fazer nada pensando sobre isso”, pensam.
Isso pode até fazer sentido, desde que seja por um tempo. A maior certeza que você pode ter é que ficando totalmente parado nada vai acontecer mesmo. É um fato.
Se coloque em movimento
Ao longo do tempo o que eu percebi é justamente isso. Você precisa se colocar em movimento para buscar qualquer coisa em sua vida. Calma que não estou dizendo que não pode tirar um tempo para refletir, ficar sem fazer nada e colocar os pensamentos no lugar. Você pode e deve fazer isso.
Mas se procura algo diferente, depois desse tempo você vai precisar ter alguma ação, independente de qual seja. E o fato de te colocar em movimento vai te ajudar a tomar decisões no futuro.
Não precisa ser nada específico. Ainda mais se você não sabe o que quer fazer. Comece a avaliar o seu dia, o seu trabalho atual e a sua rotina, por mais que não seja sempre igual.
Quando acorda e toma café, você se sente feliz ou chateado por ter acordado? E no trabalho, gosta um pouco ou é puro sofrimento?
Caso ache que gostaria de estar em outra área, tem como trabalhar nela por poucos dias só para ver como funciona? Se não tem como, leia sobre o assunto, veja vídeos no Youtube. Hoje praticamente todas as profissões têm alguma pessoa fazendo vídeos explicando como funciona, vantagens e desvantagens. É um começo para você ir refletindo.
Pode também conversar com alguém que já está onde você quer estar, entender os passos, a trajetória. Tirar suas maiores dúvidas. Existem vários pequenos caminhos que você pode começar a pensar e colocar em prática para ir entendendo se faz sentido e se você se sentiria bem caso estivesse por mais tempo nesses caminhos. Por isso a importância de se colocar um pouco em movimento para ir sentindo e entendendo como seria.
Sem grandes pressões, sem comprar milhares de cursos, sem precisar de nada que seja de outro mundo e que pareça impossível de ser realizado. Pode ficar tranquilo e ter certeza que é possível de forma lenta e até mesmo segura conseguir entender melhor qual caminho seguir.
E fique tranquilo se chegou até aqui. Não saber o que fazer da vida e ter esse tipo de dúvida é absolutamente normal. O que não é normal é não fazer nada e esperar que as coisas aconteçam sozinhas. Pois isso não vai acontecer.
Se você gosta dos meus textos e do conteúdo aqui do blog, considere me apoiar. Criei uma campanha no Catarse que tem mais informações. A partir de R$5 você já consegue fazer seu apoio.
Aqui o link com todas as informações: catarse.me/dieversoncolombo