No início desse mês, em um sábado aproveitei o dia mais tranquilo e fui olhar os dados do meu blog. Para minha grata surpresa, desde que voltei a postar com regularidade, já tive mais de 500 visitas. Isso sem fazer anúncios ou aparecer todos os dias fazendo 50 stories. Foi de forma orgânica.
Foram 522 visitas para ser mais exato. Número que já deve ter aumentado. São pessoas que pesquisaram sobre assuntos relacionados aos que eu escrevo no google, encontraram meu blog e entraram para ler meus textos. Isso é tão bom que é difícil explicar em palavras.
Ao mesmo tempo, o Instagram me diz que alcancei 359 contas em todo esse período. Claro que é um número considerável. Mas não significa que essas contas alcançadas pararam para ler ou prestar atenção no conteúdo. Pode ter sido só mais uma postagem que apareceu como milhares que aparecem todos os dias.
Já no blog são 522 pessoas que estão lendo meus textos, que pararam o tempo para entrar na página, ler e aprender ou refletir com o que eu escrevi. Isso vale muito mais que as pessoas que viram meu perfil no Instagram. Concorda?
Estamos passando por um período chato, já que não sei outra palavra para usar aqui. Conteúdos e anúncios aparecendo o tempo todo falando o quanto você precisa estar presente nas redes sociais, ter um feed assim e assado, fazer 50 stories por dia, todos eles com texto e vídeo (que trabalhão) para depois de 24 horas tudo sumir.
Já outras possibilidades de produzir conteúdo e mostrar seu trabalho ficam em segundo plano. Alguns até dizem que não precisa mais ter e que não faz mais sentido, como é o caso de ter um blog. O blog morreu, o negócio é postar só no Instagram e deixar algum link na bio, ninguém mais acessa blogs e tem tempo para isso são apenas algumas frases relacionadas. Anúncios focados sobre isso apareciam e talvez ainda apareçam com frequência para você.
No final de 2014 o Mudança de Planos foi ao ar. Naquela época o negócio era estar no Facebook. Tenho até hoje a página lá, com mais de 1500 curtidas. Muitas postagens na plataforma me fizeram alcançar mais pessoas e ter esse número de seguidores. Mas, ao postar qualquer conteúdo, menos de 30 pessoas conseguem ver o que postei.
É o tal do algoritmo fazendo seu trabalho e mostrando que todo o crescimento que tive lá não serviu para nada. Se eu pagar, claro, mais pessoas vão ver meus conteúdos. Caso contrário vai ser um número muito pequeno. De menos de 10%. Vale a pena ter seguidores lá?
Desde o final de 2015 produzo conteúdos de outra forma, que agora está bem popular: em áudio. Os famosos podcasts também são uma ótima possibilidade. Em novembro de 2020 fiz uma migração dos conteúdos para uma nova plataforma, para facilitar a integração com reprodutoras de áudio como o Spotify.
Depois que fiz isso até hoje que estou escrevendo esse texto, acabei não postando ainda nenhum podcast. E nesse período (de novembro a setembro) 590 pessoas ouviram meus episódios. Sem eu divulgar, produzir novo episódio nem nada disso. Apenas os que já estavam lá disponíveis para quem quisesse ouvir.
Não são números mega expressivos. E não estou de forma alguma falando deles para aparecer nem nada do tipo porque definitivamente não sou essa pessoa. Mas para mostrar o quanto focar no que você tem controle, em conteúdos que ficam e não dependem só do algoritmo, vale a pena.
É claro que o algoritmo do Spotify e outras plataformas de áudio pode mudar e acredito que vá mudar. Por isso o blog se torna ainda mais relevante. Sempre deixe no blog os episódios, de forma que quem entrar para ler algum texto descubra que você tem um podcast e vá ouvir. Sem depender de algoritmo algum.
Alguns pequenos ajustes e um trabalho focado nisso vão trazer muito mais resultado do que postar 50 stories e três posts por dia no Instagram. Pode ter certeza.
Jamais esqueça que o blog/site é sua casa, você tem o total domínio e controle e não fica refém de uma mudança de algoritmo ou do surgimento de uma nova ferramenta. E importante lembrar também que eu, você e as pessoas que vão acessar os conteúdos usam o Google para pesquisar quando querem encontrar algum conteúdo. E as sugestões do Google levam para onde? Sim, um blog.
Não aparecem sugestões de posts no Instagram quando você pesquisa. Isso já é um ótimo indicativo.
Pense sobre isso e saiba que ter um blog, um site seu se você tem um negócio é fundamental e cada vez mais necessário. Os blogs nunca vão morrer e vão sobreviver com tranquilidade a todas as mudanças de redes sociais e algoritmos. Sério, tenha um blog. Vale a pena. É importante e necessário.
Se você gosta dos meus textos e do conteúdo aqui do blog, considere me apoiar. Criei uma campanha no Catarse que tem mais informações. A partir de R$5 você já consegue fazer seu apoio.
Aqui o link com todas as informações: catarse.me/dieversoncolombo