Somente escrever essa frase do título me causa ansiedade. Afinal, todos nós queremos de uma forma ou outra controlar algumas áreas de nossas vidas. Finanças, relacionamentos, amizades, a relação com a família. Parece que causa ou vai causar uma sensação de bem-estar ao conseguirmos atingir esse objetivo. Só parece, porque de fato nunca vamos conseguir. E para os ansiosos isso é muito mais elevado.
Você pode até pensar e tentar me dizer que tem áreas da nossa vida que são fáceis de controlar. Mas entenda que infelizmente não é tão simples assim. Como você vai agir em determinadas situações é possível de controlar. Mas não a reação de outras pessoas e acontecimentos na sua cidade, no país ou no mundo.
Eu tenho sentido cada vez mais isso e vou me estender um pouco mais no tema a partir de agora.
Definitivamente não temos controle sobre tudo
Certamente um dos primeiros assuntos que você pensou que tem controle é sobre suas finanças pessoais. Afinal, são pessoais e ninguém melhor do que você para controlar. É claro que é possível manter um certo equilíbrio nesse assunto. Mas imagine que você começou 2022 com a sensação de que essa área de sua vida estava controlada. Até que a taxa de juros no Brasil sobe com uma rapidez impressionante, a Ucrânia é invadida pela Rússia e a gasolina passa dos sete reais.
São notícias que não agradam. E, mais uma vez, se você é ansioso, são informações difíceis de lidar. Lembro de comprar alguns itens no supermercado em 2021 por valores quase 100% menores do que agora. Ou seja, mesmo com total controle financeiro, não temos como controlar tudo.
Aquele velho papo de que o que comprávamos com 100 reais no passado já não compramos mais. Você pode perder o emprego, perder um cliente se é autônomo ou ter menos pedidos dos seus produtos. Afinal, em momentos como esse normalmente seguramos mais os gastos.
Temos, sim, um certo controle sobre o assunto. Mas total controle jamais teremos.
Relacionamento talvez seja mais fácil de refletir sobre esse controle. Afinal, você estará lidando com pelo menos o sentimento de mais uma pessoa. Então só tem como ter o controle sobre o seu lado, o que está sentindo e como está se dedicando a esse relacionamento, independente de ser um namoro, amizade ou qualquer outro.
Mas é muito comum tentarmos de alguma forma ou descobrirmos de pessoas próximas algum tipo de controle. E quando a situação não acaba como o planejado, é claro que temos frustração acima de frustração. O que nunca é positivo.
A questão é lidar com isso
Precisamos muito aprender a lidar com todas essas situações, inclusive essa de querer controlar as coisas que acontecem. Também estou nesse processo, pois ainda não consigo não me importar. Mas tudo é um caminho, uma jornada.
Importante lembrar o que é mega clichê, mas necessário. Nossa vida não é eterna. Vamos aproveitar o tempo que temos aqui para focar em coisas boas e divertidas.
No final, tudo vai dar certo. É mais um clichê, eu sei. Mas tente ver essa frase com mais profundidade do que apenas imaginar como algumas palavras sem sentido. Confiar no fluxo da vida, por mais desesperador que possa parecer em um primeiro momento, sem dúvidas é o melhor caminho para não enlouquecer de vez.
Não temos como controlar o mundo. Então aceitar e acreditar que a vida segue um fluxo vai acalmar muito sua mente. Tenho aprendido muito isso em conversas produtivas e profundas com pessoas queridas.
Dentro disso também lembro de outra questão importante: confie nas pessoas.
Eu sei que o mundo é pesado, difícil em muitos e muitos momentos e cada vez mais vemos exemplos disso. Mas saiba também que na sua cidade, no seu bairro, está cheio de pessoas queridas, pessoas boas e que fazem e querem fazer o bem. A maioria das pessoas são assim. Mas às vezes direcionamos nosso olhar para pensar o contrário.
Tente não focar muito em metas
Antes de você querer me bater e achar um absurdo esse ponto, tenta refletir comigo. Sempre que você estabelecer uma meta, vai trabalhar para cumprir. Isso é natural. De certa forma você sente uma obrigação interna para conseguir, provar que é uma pessoa capaz de cumprir metas.
Isso sempre me prejudicou muito e talvez você sinta isso também. Normalmente estabelecemos metas enormes, o que faz com que seja muito difícil de atingir o objetivo. E sempre teremos duas possibilidades nesse caso. A primeira é que vamos conseguir, mas com um esforço sem tamanho, somente para provar a nós mesmos que somos capazes.
Já a segunda possibilidade é que tal desafio não seja cumprido. O que acho mais provável na maioria dos casos. Isso vai gerar uma enorme frustração, sensação de impotência e de que não somos capazes de atingir algumas metas.
Independente do resultado, você vira uma espécie de escravo de si mesmo. O que não tem como ser positivo.
Que tal tentar flexibilizar ou seguir mais o fluxo, vivendo um dia de cada vez? Até esquecer por um tempo a palavra meta se for possível. Indiretamente você já sabe o que deve fazer. Então nem sempre vai ser uma meta escrita bonitinha no papel que vai fazer com que o assunto seja resolvido de forma mais efetiva. Com metas ou sem metas, as coisas não vão sair sempre da forma que queremos. Tudo tem o seu tempo e precisamos aprender a respeitar isso.
E talvez, juntamente com a ideia de não focar nas metas, o que precisamos é parar de se importar com a opinião dos outros. Cada pessoa tem sua vida, suas lutas diárias, seu caminho para trilhar, suas questões para resolver. Algumas vezes você não vai agradar o outro. E está tudo bem se isso acontecer. Faz parte mesmo.
Isso faz com que desperdicemos muito de nossa energia e gera uma frustração enorme. Até porque não temos como controlar o que outra pessoa vai pensar. Caso uma atitude sua deixe uma pessoa querida chateada, lembre que talvez a questão nem seja o que você disse e sim uma questão que ela precisa resolver com ela mesma.
Eu nunca quero fazer mal a ninguém, deixar uma pessoa triste. Então caso eu saiba que isso aconteceu, que alguém ficou chateado comigo, eu sei que não tive a intenção. E preciso trabalhar para não me sentir a pior pessoa do mundo por isso. Que é o que eu sugiro que você faça.
A vida com leveza é sempre o melhor caminho
O que sempre tenho buscado e recomendo o mesmo para você que está lendo é exatamente isso: a leveza.
Não temos controle sobre tudo, a vida segue o seu fluxo e vou falar mais disso por aqui nos próximos textos. São temas que tem mexido muito comigo e sinto que preciso pesquisar e me aprofundar mais neles para compartilhar o que encontrar no caminho e refletirmos juntos sobre esses assuntos.
Saiba de uma vez por todas que não temos controle sobre tudo que está em nossa vida e que isso faz parte. Precisamos antes de tudo aprender a lidar com isso para evitar qualquer tipo de frustração. Por mais estranho que possa parecer, viver a vida um dia de cada vez, sem pensar tanto lá na frente, pode ser a melhor saída.
Se você gosta dos meus textos e do conteúdo aqui do blog, considere me apoiar. Criei uma campanha no Catarse que tem mais informações. A partir de R$5 você já consegue fazer seu apoio.
Aqui o link com todas as informações: catarse.me/dieversoncolombo