Era uma vez uma época da história em que você entrava em um estabelecimento físico ou até mesmo ligava, pedia o preço de determinado produto ou serviço, ficava sabendo e agradecia pela informação. Depois tomava a decisão de comprar ou não, fazia cálculos e refletia sobre a necessidade da compra. Decidia e vida que segue.
Esse momento tão distante de nossas vidas mudou drasticamente. Foi substituído por uma nova forma de comunicar, de negociar uma compra e venda: o preço inbox.
Desconhecida até hoje por algumas pessoas, essa modalidade tomou conta da internet. Aquela ideia de pedir o preço de algo e saber na hora qual o valor ficou no passado. Se na rede social você pedir o preço, vai ser essa a resposta. E nada mais pode ser dito.
Agora, caso seja um anúncio daqueles que não param de aparecer e pedem para você se cadastrar ou clicar para saber mais informações, não é necessário o preço inbox. É um avanço. Afinal, estamos em 2021 e o mundo avança constantemente.
Nesse caso, para saber o preço do que está pesquisando, você deve obrigatoriamente deixar seu WhatsApp. Sim, e não existe outra possibilidade. Se responder que só quer saber o valor ou pedir para enviar por e-mail, a resposta será que pelo WhatsApp é melhor. Não faz nem sentido, mas para os vendedores é melhor.
E diante da curiosidade enorme entre saber ou não o valor, você acaba passando o seu telefone. E sua vida começa a ficar mais difícil aos poucos.
Com o algoritmo das redes sociais basta você clicar para ver o preço de uma panela que no próximo mês você vai conhecer todos os tipos de panelas, até desistir totalmente da compra ou comprar alguma na base da insistência sem fim.
Depois você ainda passou seu número de WhatsApp e praticamente todos os dias vai receber alguma oferta da empresa que você acabou cedendo o número. E por mais que diga que vai pensar, que não é o momento ou qualquer coisa do tipo, eles são incansáveis.
Mandam mensagem pedindo se está pensando, quais são as dificuldades, se o problema é a forma de pagamento, de que forma podem ajudar a fechar a compra.
Caso diga que o valor do que estava interessado é alto, o vendedor vai te oferecer todas as oportunidades possíveis com valor mais baixo.
São vendedores e querem vender, claro. Mas na maior parte das vezes você só queria saber o preço de algum item. Não tinha nem interesse em comprar naquele momento. Mas isso, sinceramente, não importa.
Então se nesse momento você se interessou por algum produto e gostaria de saber o preço, pense bem antes disso. Porque em 2021 pedir o preço de algum item sem ter certeza que vai realizar a compra não é a melhor opção.
O que pode acabar acontecendo é você até ficando com raiva do produto ou serviço que tinha interesse em adquirir. E de fato é o que vai acabar acontecendo.
A dica é, na dúvida, pesquisar o preço na internet e não perguntar. Vai ser melhor para a sua saúde mental.
Se você gosta dos meus textos e do conteúdo aqui do blog, considere me apoiar. Criei uma campanha no Catarse que tem mais informações. A partir de R$5 você já consegue fazer seu apoio.
Aqui o link com todas as informações: catarse.me/dieversoncolombo