E o BBB

Escrevo esse texto na semana que inicia mais uma edição do Big Brother Brasil, o amado e odiado BBB. Enquanto muitas pessoas assistem e gostam de acompanhar cada edição e os bastidores de tudo que acontece no programa, outras já ignoram totalmente e enchem o peito para dizer que não perdem tempo assistindo.

Há também quem não assiste, mas de uma forma ou outra fica sabendo de alguma polêmica, alguma frase dita durante o programa e mesmo sem sentar para assistir acaba consumindo de forma indireta o reality. Faço parte dessa turma que não assiste, mas no Youtube ou até mesmo em redes sociais acabo sabendo de algum acontecimento.

Fato é que o BBB e realitys shows levantam polêmicas mesmo antes de começar. De fato é um programa que não deve ser assistido? Quem assiste está perdendo tempo de vida? Vamos conversar um pouco sobre isso.

Assistir BBB e realitys shows x usar melhor o tempo


Nas primeiras edições, quando era novidade, assistia o BBB. Lembro bem de Kleber Bam Bam, Grazi Massafera, Cida e nomes populares da época. A Casa dos Artistas do SBT eu também assistia. Vivemos esse período que muita gente assistia pelo fato de ser novidade.

Hoje a audiência ainda é enorme, mas não mais pelo fato de ser ou não novidade e sim por gostarem do programa.

Assistir um grupo de pessoas trancadas em uma casa, sobrevivendo, conversando e realizando provas. Com a possibilidade de assistir durante 24 horas pagando um adicional por isso (o que tem muita demanda).

Sinceramente, não consigo entender a vantagem de assistir e sempre tento entender em conversas com pessoas que assistem. Mas para quem quer distrair a cabeça, ter algum entretenimento e se sente bem com isso, ótimo. Se tem esse papel na sua vida é o mais importante.

Existe também aquela velha discussão de ser um entretenimento vazio e desnecessário, enquanto você poderia estar lendo livros, fazendo cursos ou ganhando dinheiro. Nesse ponto já não concordo tanto. Inclusive escrevi nesse texto aqui sobre estar acompanhando as Olimpíadas, o que gostei muito e não achei que perdi tempo de vida ao acompanhar.

Conteúdos não faltam sobre isso em uma simples pesquisa. Ou até nas redes sociais esse assunto sempre é falado nesse período. Ninguém é mais inteligente por não assistir reality shows. Nem mais burro por assistir. O conteúdo não é educativo, o que é motivo de muitas críticas. Não agrega na evolução pessoal. Isso concordo.

Mas por isso que está dentro do que chamamos de entretenimento. Eu assisto conteúdos para esvaziar a cabeça e sei que você em algum momento também assiste. Talvez não fique tão emocionado a cada conteúdo assistido como algumas pessoas ficam em época de BBB, mas todos nós precisamos de entretenimento vazio. Pelo menos de vez em quando.

Por não assistir, entendo que é chato acessar as redes sociais e ver muita gente falando somente sobre isso. As brigas, fofocas, atitudes de pessoas durante o confinamento. Assim como em outros textos já falei que tenho vontade de dar um tempo e até sair das redes sociais, nesse momento, caso esteja incomodado, é o que te sugiro também.

Dê um tempo, passe a olhar menos e vá ver o tipo de conteúdo que te anima, te faz bem. Essa dica serve para qualquer momento. Especialmente agora.

Existem diversas outras opções e você não é obrigado a assistir se não gosta.


É só uma fase


Sim, é apenas um período do ano com BBB como o assunto do momento. É claro que reality shows estão disponíveis o ano todo, inclusive na Netflix ou outros streamings agora. Mas o que mais gera assunto e é comentado, sem dúvidas, é o Big Brother.

Se você gosta de assistir e se distrai, ótimo. Vai ter entretenimento por um bom tempo.

Agora, caso seja do time que não gosta, o melhor é de fato não concentrar no assunto e optar por assistir ou fazer outras atividades. Sempre é a melhor saída. Não dar atenção caso não queira.

E ficar menos tempo nas redes sociais, seja por esse motivo ou para ficar mais tranquilo no geral, é uma excelente recomendação. Tenho pensado cada vez mais nisso e para esse tema também acredito ser uma boa opção.




Se você gosta dos meus textos e do conteúdo aqui do blog, considere me apoiar. Criei uma campanha no Catarse que tem mais informações. A partir de R$5 você já consegue fazer seu apoio.
Aqui o link com todas as informações: catarse.me/dieversoncolombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá. Meu nome é Dieverson Colombo, tenho 32 anos e definitivamente não consigo me apresentar em poucas palavras. Mas para você não ficar mais confuso, posso te dizer que me formei em jornalismo, já fiz muita coisa para conseguir pagar as contas, sou escritor e publiquei meu primeiro livro em 2019. Também gosto muito de ouvir e produzir podcasts e por isso você vai encontrar conteúdos nesse formato por aqui.

ENCONTRE SEUS INTERESSES:

Fale comigo